PARTES E FUNÇÕES DA BOQUILHA 2/3

DANDO CONTINUIDADE AO ASSUNTO VAMOS DISCORRER SOBRE MAIS ALGUMAS PARTES DA BOQUILHA.

TABLE (MESA)

Mesa é a parte plana da boquilha onde assenta a palheta, ela começa na parte traseira da boquilha e se estende sobre os trilhos laterais (side rails) e termina onde começa a curva para a ponta (facing curve). É sobre a mesa que a abraçadeira comprime a palheta. 
Uma mesa um pouco mais comprida, mais curta, mais estreita ou mais larga não interfere no som.
A mesa deve ser uma região perfeitamente plana, caso ela tenha uma barriga (convexa) vai tender a entortar a palheta para baixo fechando a abertura, caso tenha uma depressão (concava) vai tender a levantar a ponta da palheta aumentando a abertura, tais diferenças comumente não são visíveis a olho nu e influem na qualidade do som.
A seta verde indica a pressão da abraçadeira e a vermelha a tendência do movimento da palheta.
                                                 

Alguns fabricantes de boquilhas para clarinete criam uma área côncava no meio da mesa alegando que esse detalhe ocasiona uma sucção na palheta proporcionando uma maior vibração. Essa concavidade deve ser bem suave para não interferir negativamente no som, o melhor perfil de concavidade é o observado nas boquilhas Vandoren.

THROT (GARGANTA)

É a parte interna da boquilha de passagem da câmara (chamber) para o furo (bore). A garganta pode ter vários formatos como redonda, meio redonda, quadrada, oval.
A garganta está ralacionada com o tamanho da câmara e o formato das paredes internas (walls inside) o seu formato e dimensão oferece maior ou menor resistência ao fluxo de ar, como também proporcionam um som mais centrado, direcionado ou mais aberto e difuso.














BORE (FURO)

É o furo na parte de traz da boquilha onde encaixa na cortiça do pescoço, tudel (neck), o diâmetro varia para cada tipo de sax, mesmo considerando especificamente um tipo de sax as fábricas de boquilhas tem diâmetros próximos mas não existe uma padronização definida, as boquilhas mais vintages costumavam ter um diâmetro menor que as atuais porque os sax vintages tinham o diâmetro da cortiça no tudel ligeiramente menores 



SHANK (HASTE)

É a parte traseira externa da boquilha que envolve o furo (bore) geralmente é usada para identificar a marca da boquilha ou se fazer um desenho ou uma personalização, começa no final da mesa e termina no fim da boquilha, existem modelos com haste (shank) mais longos ou mais curtos em função da posição de afinação da boquilha.












RAMP (RAMPA)

É a porção inclinada interna da boquilha que começa na parte traseira da janela (window) e se inclina para dentro na direção da câmara (chamber), tem um ângulo de inclinação definido. Não confundir com o defletor em forma de rampa citado na postagem 3/3 BAFFLE (defletor) tipo Step (rampa).


RAMP TIP (PONTA DA RAMPA)

É a espessura do começo da rampa junto a janela, existe uma correlação entre essa espessura a espessura do trilho da ponta (tip rail) e a espessura da ponta (tip thickness).

FACING (FACE)

Podemos chamar de face (facing) toda a face da boquilha que contém a mesa e a curva até a ponta (tip).


Na parte final deste assunto (3/3) vamos discorrer sobre o Facing curve (curva de face), Facing length (comprimento da curva), Tip opening (abertura da ponta), Tip thickness (espessura da ponta), Beack (bico), Baffle (defletor) e Chamber (câmara).










  




  

PARTES E FUNÇÕES DA BOQUILHA 1/3

         PARTES E FUNÇÕES DA BOQUILHA

Neste artigo sem pretender entrar em detalhes técnicos construtivos como fórmulas, números, etc, tenho como objetivo esclarecer as partes da boquilha, suas funções e a influência que têm na emissão do som. Vão perceber a interação e sinergia entre as partes e as inúmeras combinações possíveis para produzir diferentes tons, vou seguir a nomenclatura já descrita no artigo ESTRUTURA e NOMENCLATURA da BOQUILHA.

TIP CONTOUR (CURVA DA PONTA)

A curva da ponta da boquilha deve ser a mesma da curva da palheta, pois na vibração da palheta quando esta encontra a boquilha deve haver uma perfeita superposição, caso contrário haverá vazamento de ar e perda do controle da emissão do som.
            
TIP RAIL (TRILHO DA PONTA)


O trilho da ponta é uma faixa plana de pequena largura onde a palheta sela quando vibra e encontra a boquilha (parte da curva da ponta virada para a palheta) as suas pontas tem continuidade para os trilhos laterais e tem significativa influência na resposta da boquilha, se muito largo o som tende a morrer se muito fino o som tende a chiar. Existe uma correlação entre a largura do trilho da ponta a espessura da curva da ponta e a espessura da ponta da rampa que vamos esclarecer nos artigos seguintes.
                                    
SIDE RAILS (TRILHOS LATERAIS)

Os trilhos laterais são aqueles onde a palheta sela de cada lado da 
janela, eles tem uma parte plana que faz parte da mesa e uma parte curva que faz parte da Curva de Face (FACING CURVE). A largura deles tem menos importância que a do Tip Rail, se a janela for ampla e eles mais finos ou mais largos não influenciam muito, mas é importante que sejam simétricos, os trilhos laterais grossos favorecem músicos em desenvolvimento, pois tendem a impedir um som estridente e propiciam um fluxo de ar mais resistente.
                                      

WINDOW (JANELA)

A janela é a área aberta entre os trilhos laterais o trilho da ponta e a mesa. A variação que existe é uma janela mais longa, esta vai somente aumentar não significativamente a câmara, a variação do comprimento das janelas tem mais a ver com fator estético ou processo de produção. No sentido transversal só tem a ver com a largura dos trilhos laterais.
                                        


















Considerando boquilhas de clarinete elas tem um formato reto padronizado 



WALLS OUTSIDE (PAREDES DE FORA)

As paredes de fora são uma opção anatômica do fabricante ou processo de produção, podem ser mais estreitas (retas) ou mais largas (abertas). A única influência no som seria maior ou menor quantidade do material utilizado no projeto.

       A IMAGEM ANTERIOR A ESQUERDA ILUSTRA TAMBÉM ESTE ITEM

WALLS INSIDE (PAREDES INTERNAS)

As paredes internas são as opostas às externas estão entre o fundo da boquilha e os trilhos laterais, são geralmente concavas ou retas, sua influência está na formação da câmara e depende de cada projeto, as retas tendem a produzir um som mais centrado e projetado as concavas um som mais volumoso e escuro.
                                        











LIGATURE LINES (LINHAS DA ABRAÇADEIRA)

As linhas da abraçadeira na verdade são apenas referências para o lugar da abraçadeira, normalmente ela é assentada no meio do comprimento da casca da palheta, como a mesa se estende bem mais para frente desse ponto teoricamente não há uma influência direta no som. Alguns músicos entendem que colocando a abraçadeira mais para traz, a palheta fica com mais liberdade para vibrar (Dexter Gordon), eu particularmente entendo que possa haver alguma variação, mas mais em função do conjunto escolhido de boquilha, palheta e abraçadeira. Não existe uma regra, o músico deve testar e encontrar sua melhor posição.

MATERIAL (MATERIAL)

Como regra geral materiais mais macios produzem som mais escuro com menos projeção e materiais mais duros produzem som mais brilhante com mais projeção. Os mais usados são Hard Rubber(Ebonite) e Bronze, mas há uma grande variedade de materiais e ligas de materiais usados em boquilhas à disposição dos músicos.

AERODYNAMICS (AERODINÂMICA)

Embora não seja especificamente uma parte da boquilha, mas sim um acabamento interno, eu particularmente considero que a aerodinâmica exerce influência na emissão do som, existem boquilhas que apresentam significativos obstáculos à fluência do ar por ela, a partir da curva da ponta, na ponta da rampa, na garganta, nas paredes interiores, no defletor e de modo geral na parte interna da boquilha. Entendo que todo acabamento interno deve ser liso e até polido, com curvas e contornos suaves na direção do fluxo do ar.


NA PRÓXIMAS DUAS POSTAGENS VAMOS CONCLUIR OS ITENS FALTANTES DO ARTIGO, ESTRUTURA E NOMENCLATURA DA BOQUILHA.

ESTRUTURA E NOMENCLATURA DA BOQUILHA

Olá pessoal este blog tem o objetivo de criar um meio de comunicação entre saxofonistas e clarinetistas a fim de apresentar esclarecer e discutir todos os detalhes de uma boquilha, assim como suas funções e combinações.

“A BOQUILHA É A PARTE MAIS PESSOAL DO INSTRUMENTO.

A BOQUILHA CRIA O TOM, TODO O RESTO DO INSTRUMENTO É NECESSÁRIO SOMENTE PARA PRODUZIR NOTAS DE DIFERENTES ALTURAS. A BOQUILHA É O QUE MAIS IMPORTA PARA O SOM, E ISTO SERVE PARA TODOS OS INSTRUMENTOS DE SOPRO.

TOCANDO COM UMA MESMA ÓTIMA BOQUILHA EM DOIS INSTRUMENTOS SENDO UM DE BAIXA QUALIDADE E OUTRO DE ÓTIMA QUALIDADE, A DIFERENÇA QUE VAI ENCONTRAR NO SOM É MENOS SIGNIFICATIVA DO QUE SE TOCAR COM O MESMO ÓTIMO INSTRUMENTO COM UMA BOQUILHA DE BAIXA QUALIDADE E OUTRA DE ÓTIMA QUALIDADE.”                                                                (Eberhard)                                                                                            
No decorrer das postagens dos artigos, vamos utilizar algumas imagens disponíveis na internet para agilizar e facilitar as ilustrações e comentários.



A seguir apresento um diagrama que considero bastante didático com os nomes das partes da boquilha, assim na sequência dos assuntos publicados estaremos sincronizados quanto aos termos utilizados.



  • TIP CONTOUR          (CURVA DA PONTA)
  • TIP RAIL                    (TRILHO DA PONTA)
  • SIDE RAILS               (TRILHOS LATERAIS)
  • WINDOW                   (JANELA)
  • WALLS OUTSIDE     (PAREDES DE FORA)
  • WALLS INSIDE         (PAREDES INTERNAS)
  • LIGATURE LINES    (LINHAS DA ABRAÇADEIRA)
  • MATERIAL                (MATERIAL)
  • AERODYNAMICS    (AERODINÂMICA)
  • TABLE                        (MESA)
  • TIP OPENING            (ABERTURA DA PONTA)
  • TIP THICKNESS       (ESPESSURA DA PONTA)
  • BEAK                         (BICO)
  • BAFFLE                     (DEFLETOR)
  • FACING CURVE       (CURVA DE FACE)
  • FACING LENGTH     (COMPRIMENTO DA CURVA)
  • CHAMBER                 (CÂMARA)
  • THROAT                    (GARGANTA)
  • RAMP                         (RAMPA)
  • RAMP TIP                  (PONTA DA RAMPA)
  • FACING                      (FACE)
  • BORE                          (FURO)
  • SHANK                       (HASTE)     

Nas próximas postagens vamos discorrer sobre cada item acima e comentar a participação deles no tom.