PARTES E FUNÇÕES DA BOQUILHA 2/3

abril 22, 2016 José Villamur 0 Comments

DANDO CONTINUIDADE AO ASSUNTO VAMOS DISCORRER SOBRE MAIS ALGUMAS PARTES DA BOQUILHA.

TABLE (MESA)

Mesa é a parte plana da boquilha onde assenta a palheta, ela começa na parte traseira da boquilha e se estende sobre os trilhos laterais (side rails) e termina onde começa a curva para a ponta (facing curve). É sobre a mesa que a abraçadeira comprime a palheta. 
Uma mesa um pouco mais comprida, mais curta, mais estreita ou mais larga não interfere no som.
A mesa deve ser uma região perfeitamente plana, caso ela tenha uma barriga (convexa) vai tender a entortar a palheta para baixo fechando a abertura, caso tenha uma depressão (concava) vai tender a levantar a palheta aumentando a abertura, tais diferenças comumente não são visíveis a olho nu e influem na qualidade do som.
A seta verde indica a pressão da abraçadeira e a vermelha a tendência do movimento da palheta.
                                                 

Alguns fabricantes de boquilhas para clarinete criam uma área côncava no meio da mesa alegando que esse detalhe ocasiona uma sucção na palheta proporcionando uma maior vibração. Essa concavidade deve ser bem suave para não interferir negativamente no som, o melhor perfil de concavidade é o observado nas boquilhas Vandoren.

THROT (GARGANTA)

É a parte interna da boquilha de passagem da câmara (chamber) para o furo (bore). A garganta pode ter vários formatos como redonda, meio redonda, quadrada, oval.
A garganta está ralacionada com o tamanho da câmara e o formato das paredes internas (walls inside) o seu formato e dimensão oferece maior ou menor resistência ao fluxo de ar, como também proporcionam um som mais centrado, direcionado ou mais aberto e difuso.














BORE (FURO)

É o furo na parte de traz da boquilha onde encaixa a cortiça do pescoço, tudel (neck), tem um diâmetro padronizado para cada tipo de sax.



SHANK (HASTE)

É a parte traseira externa da boquilha que envolve o furo (bore) geralmente é usada para identificar a marca da boquilha ou se fazer um desenho ou uma personalização, começa no final da mesa e termina no fim da boquilha, existem modelos com haste (shank) mais longos ou mais curtos em função da posição de afinação da boquilha.












RAMP (RAMPA)

É a porção inclinada interna da boquilha que começa na parte traseira da janela (window) e se inclina para dentro na direção da câmara (chamber), tem um ângulo de inclinação definido. 


RAMP TIP (PONTA DA RAMPA)

É a espessura do começo da rampa junto a janela, existe uma correlação entre essa espessura a espessura do trilho da ponta (tip rail) e a espessura da ponta (tip thickness).

FACING (FACE)

Podemos chamar de face (facing) toda a face da boquilha que contém a mesa e a curva até a ponta (tip).


Na parte final deste assunto (3/3) vamos discorrer sobre o Facing curve (curva de face), Facing length (comprimento da curva), Tip opening (abertura da ponta), Tip thickness (espessura da ponta), Beack (bico), Baffle (defletor) e Chamber (câmara).










  




  

0 comentários: