CONSIDERAÇÃO SOBRE A ABERTURA DA BOQUILHA

junho 21, 2020 Boquilhasvillamur 1 Comments

CONSIDERAÇÃO SOBRE A ABERTURA DA BOQUILHA

Tenho percebido que saxofonistas ficam surpresos com diferenças nas aberturas indicadas nas boquilhas e nas medidas que eu informo quando meço.
É comum ouvir, eu comprei uma 7 e você diz que está 6* ou 6 e assim por diante em outras medidas.
Existem duas explicações para esse fato.
Uma delas é que o fabricante coloca uma informação de medida maior que a real. Um exemplo conhecido é a Berg Larsen que usa a indicação em polegadas tipo 90 e na verdade é .085" isso em todas as medidas de todos os tipos de sax deles, a Bari usa com precisão suas informações de 68, 70, 90 etc. Vocês podem observar isso nas minhas tabelas comparativas de abertura.
A segunda é uma explicação técnica. 
Por definição a abertura da boquilha é a distância entre a palheta e o Tip Rail (trilho da ponta).
O Tip Rail tem uma pequena largura e é essa largura que vai dar margem a divergências na determinação da medida da abertura, 
O desenho acima está fora de escala para elucidar melhor a explicação, e mostra duas aberturas "A" e "B" dependendo da largura do trilho da ponta a diferença de "B" para "A" varia de meia a uma medida, ou seja, de 7 para 6* ou 6.
Fabricantes de boquilhas utilizam as duas opções, uns indicam a medida da abertura na posição "A" e outros na posição "B".
Eu considero a medida "A" como correta, por ser a real abertura de passagem de ar, considero a "B" como uma distância e a "A" como abertura. 
Se tiver um objeto com a medida "B" não vai conseguir introduzir na boquilha porque a abertura "A" não vai permitir, portanto a real abertura/vão é a "A".
Espero ter esclarecido as dúvidas sobre as aberturas gravadas nas boquilhas e as aberturas que considero reais.


















Um comentário: