IDENTIFICAÇÃO DE BOQUILHAS OTTO LINK

março 12, 2021 Boquilhasvillamur 1 Comments

      IDENTIFICAÇÃO DE BOQUILHAS OTTO LINK

Olá amigos, tenho sido solicitado para esclarecer dúvidas sobre a originalidade ou identificar modelos de boquilhas Otto Link, neste artigo vou mostrar as diferenças básicas entre elas para facilitar a identificação. 

Geralmente são boquilhas mais raras e mais caras que as atuais por isso merecem atenção e conhecimento na hora da compra.

Vou me ater somente a alguns detalhes de aparência para identificação, existem outros que são mais técnicos e seria desnecessário analisarmos com mais profundidade.

Usarei algumas fotos/publicações minhas e outras disponíveis na internet para elucidar melhor o assunto.

 OTTO LINK TONE EDGE EARLY BABBITT X ATUAL

Jessie James Babbitt assumiu a Otto Link que estava sediada na Flórida e mudou a fábrica para Elkhart (Indiana) em 1972/1973, vale salientar que a nova fábrica sob o nome de jjBabbitt Mouthpieces, fabrica as boquilhas de marca  HITE,   MEYER, JJ BABBITT,   OTTO LINK,   PORTNOY,   WOLFE TAYNE e GUY HAWKINS.

Com a mudança da fábrica e de todos os equipamentos foram levadas também boquilhas já fundidas e vulcanizadas mas sem acabamento (Florida Slant Signature).


Objetivando atualizar/modernizar e dar uma nova identidade às boquilhas fabricadas no novo endereço, mas mantendo a qualidade e o nome da Otto Link ele resolveu mudar a posição do nome Otto Link de inclinado (Slant) para reto (Straight), além dessa alteração ele diminuiu um pouco o comprimento do shank, passou a gravar o numero da abertura um pouco maior, alterou o início do baffle de quase reto para uma espécie de pequena rampa S.S.B. (short step baffle) proporcionando mais projeção e um pouco de brilho.

As boquilhas levadas já fundidas e com as mudanças acima são as chamadas "Early Babbitt" e alguns a chamam de "Straight Flórida"(Reta Flórida).
Abaixo fotos que esclarecem as informações.





Modelo com o nome inclinado                              
( Florida Slant Signature )


A da direita ( Early Babbitt) shank ligeiramente menor e numero que indica a abertura ligeiramente maior.


                              S.S.B. baffle da Early Babbitt

Baffle atual

Agora a parte mais importante e mais visível na análise das diferenças que ocorreram na evolução das Otto Link Early Babbitt.
As boquilhas Early Babbitt foram fabricadas de 1973/74 até 1979, aproximadamente durante os primeiros 18 meses foram fabricadas as Early Babbitt ( Straight Flórida) como descrito acima sem alteração das fôrmas, após esse período foram fabricadas as chamadas "Late Babbitt" (atrasadas/últimas Babbitt) até 1979, com o baffle ligeiramente mais elevado proporcionando mais um pouco de projeção. De 1980 para cá foram fabricadas as atuais Otto Link tone edge.
Uma das alterações que impactaram na qualidade sonora durante essa evolução desde a Flórida Slant Signature e anteriores para as de hoje foi a mudança do material, assim como nas de metal. 
Nesse período foram feitas algumas alterações internas e externas que as diferenciam conforme mostram as fotos a seguir.


Esta é uma Otto Link Early Babbitt ( Straight Flórida) vejam que a testa (onde supostamente encostaria o lábio superior) é bem vertical.



Esta é uma Late Babbitt onde a testa já esta mais inclinada.


Esta é a configuração atual com a testa bem mais inclinada.

Espero ter fornecido dados para que vocês possam identificar qual o modelo de uma Otto Link Tone Edge. Cópias e réplicas podem ser idênticas neste caso só testando o material. 

              BOQUILHAS OTTO LINK DE METAL
                   (Todos os modelos)

Em seguida vou inserir um quadro claro e objetivo publicado num site do Theo Wanne  onde  fica  fácil  identificar todos os modelos.


Vale muito a pena dizer que supostos luthiers que não tem conhecimentos com profundidade necessária e suficiente vão "MEXER" em boquilhas desse nível e vão alterar ou anular detalhes importantíssimos que fazem essas boquilhas tão especiais, as tornando vulgares. 





























 


Um comentário: