PALHETAS - INFORMAÇÕES - SUGESTÕES

outubro 08, 2017 Boquilhasvillamur 13 Comments

Caros amigos saxofonistas e clarinetistas, mais uma vez venho publicar um artigo com o objetivo de acrescentar informações para que possam cada vez mais melhorar a performance e aumentar o prazer dessa atividade.

Após muita leitura, avaliação e pesquisa com músicos, produtores e experts venho publicar matéria a respeito de palhetas para saxofone e clarinete.


As palhetas (reeds) são feitas de diversos materiais como bambu, sintéticos, plástico, mistos, fibras etc. Nesta matéria vamos discorrer especificamente sobre palhetas feitas de bambu/bamboo/cana.


Dentre os diversos tipos de cana existentes a utilizada para fabricação de palhetas para saxofone e clarinete chama-se ARUNDO donax OU GIANT REED (cana gigante) é uma cana que se desenvolve em lugares úmidos ou ribeirinhos.


Por ser uma matéria prima de ordem vegetal e utilizada sem alteração das suas características originais é de se prever que haja uma variação na simetria das estrias, diferentes áreas de dureza na largura e no comprimento, diferente distribuição de fibras etc. Embora os botânicos e especialistas estejam trabalhando para desenvolver uma cana o mais uniforme possível para essa finalidade, ainda temos muita variação e por esse motivo quando compramos uma caixa, somente depois de testar podemos avaliar se a palheta é ruim, boa, ótima ou ideal.


Os produtores oferecem dois tipos de palhetas:


Filed (recortada ) também chamada de French cut são palhetas fabricadas com parte da casca removida terminando numa linha reta, a ausência da casca nessa região oferece menos resistência a vibração na região grave, por esse motivo tem tendência a uma sonoridade mais escura mais ressonante (clássica), são mais flexíveis com resposta mais rápida, saxofonistas preferem usá-la em sax pequenos como sopranino, soprano e especialmente em alto e em boquilhas com defletor reto e câmara média ou grande. 

Unfiled (não recortada) também chamadas de Regular cut, single cut ou American cut, são palhetas fabricadas mantendo a casca terminando em forma de U, a presença da casca nessa região oferece mais resistência a vibração na região grave por esse motivo tem uma sonoridade mais brilhante mais poderosa, (Pop, Jazz) saxofonistas preferem usá-la em sax maiores como Tenor e Barítono e em boquilhas com defletor mais alto ou com rampa.

Importante salientar que as informações acima são técnicas e referenciais, na prática é fundamental que o saxofonista faça a combinação adequada da boquilha, palheta e sax ( setup) 
visando o timbre e a sonoridade de sua preferência, de forma geral ou específica para cada estilo de música tocado.


APÓS ESTES COMENTÁRIOS INICIAIS VAMOS DESCREVER ALGUMAS SUGESTÕES QUE CONSIDERO IMPORTANTES.

1- Ponta da palheta é a parte mais fina, ela sela a palheta com a ponta da boquilha, sua espessura e uniformidade são muito importantes na qualidade do som, se for colocada na boquilha antes ou passando da ponta vai prejudicar o controle da emissão, se estiver exageradamente fina está imprestável. NÃO DEVE SER LIXADA.

2-Coração da palheta, é responsável pelo volume, projeção e qualidade do som. NÃO DEVE SER LIXADO.


3- Centro de resistência, é a parte responsável pela transferência do som da ponta para o coração, pequenos ajustes nessa área causarão grandes alterações no som agudo e no desempenho. NÃO DEVE SER LIXADO.


4- Ombros da palheta, os dois lados deverão ter espessuras idênticas. AJUSTES MÍNIMOS PODEM SER FEITOS NESSA REGIÃO.


5- Laterais da palheta (parte superior) e (parte inferior) os dois lados devem ser idênticos. NESSAS LATERAIS É POSSÍVEL FAZER AJUSTES, ISSO VAI REDUZIR A RESISTÊNCIA DA PALHETA, OFERECER MAIS VIBRAÇÃO E RESPOSTA.


6- Centro baixo. REDUZINDO ESTA ÁREA A PALHETA FICARA MENOS RÍGIDA E FACILITARÁ OS GRAVES.


7- Área específica da produção de sons agudos. NÃO DEVE SER LIXADA.


8- Área específica da produção de sons médios. NÃO DEVE SER LIXADA.


9- Área específica da produção de sons graves. NÃO DEVE SER LIXADA.


10- Linha de centro das áreas.


NOTA: Qualquer ajuste nas áreas indicadas deve ser feito de forma gradual e equilibrada, vou incluir um vídeo para indicar um procedimento aconselhável.

SUGESTÕES


 Não é aconselhável soprar com a palheta nova totalmente seca (exceto a Vandoren, porque vem umedecida), pois há o risco de rachar.

 Não aconselho trimar palhetas pois por tudo que foi apresentado acima a redução do comprimento da palheta vai aproximar o coração da ponta alterar a posição do centro de resistência, etc, voltamos àquela consideração da boquilha que toca mesmo não estando perfeitamente regulada.


 Aconselho a marcarem as palhetas de alguma forma, com data, número, tempo de uso, dureza, em qual boquilha toca melhor ou qualquer outra informação para facilitar a identificação na hora da busca. 


 Ao comprar palhetas, quando puder faze-lo pessoalmente é recomendável escolher as que tem uma coloração amarelada/dourada mais uniforme possível pois variação de cor e manchas indicam diferentes estruturas internas que poderão comprometer a performance.


 As palhetas tem sua estrutura formada por fibras no sentido longitudinal aparentando estrias e é comum essas estrias exercerem uma força que ocasiona um pequeno empenamento na parte lisa que apoia na mesa da boquilha, faço sugestão do procedimento mostrado no vídeo abaixo.

Aplicar o procedimento uma vez, para não desgastar demais a cana.

 Como é do conhecimento de todos as palhetas vão ter um melhor desempenho se estiverem molhadas, portanto é aconselhável colocá-las com aguá pela metade num copinho por uns 10/15 minutos antes de serem usadas, outros preferem umedece-las na boca.

 As palhetas não devem ficar presas na boquilha depois do uso, devem ser guardadas nos seus protetores individuais de plástico ou em caixas próprias para mais de uma palheta, proporcionando que elas fiquem sempre planas sem empenos.


 Para eliminar bactérias, variação química da saliva, fungo ou mofo/bolor deixar imersas de 3 a 5 minutos em água oxigenada 3% (volume 10).


 Outro assunto importante é como guardar as palhetas, elas devem ser acondicionadas de forma a ficarem umedecidas, um perfeito exemplo é a Vandoren que fornece suas palhetas em embalagem selada e umidificada, mas e depois de aberta? não aconselho guardar palhetas dentro de embalagens com água ou Listerine, as palhetas devem ser guardadas em lugar úmido não encharcadas.


 Tenho uma sugestão simples para guardarem suas palhetas de uma forma conveniente, encontre uma caixinha de plástico com tamanho aproximado de 7x5x2 cm e faça furos em todos os lados (2 mm cada) com broca ou com prego quente coloque dentro dela espuma floral e feche, coloque a caixinha dentro de um recipiente com água durante uns 5 minutos para a espuma absorver água, aí guarde a caixinha junto com as palhetas (nos protetores) dentro de um saquinho plástico COM FECHAMENTO, repita a ação de absorção de água da caixinha quando necessário .




   TABELA COMPARATIVA DE RIGIDEZ DE PALHETAS
                                            (TABELA ADAPTADA DA PUBLICADA PELA HOWARTH.UK)



Espero ter contribuído com meus amigos, sou grato por conhecê-los e feliz por poder oferecer minha colaboração, abraço a todos.

  

13 comentários:

  1. Matéria muito boa meu amigo. Parabéns, e obrigado por contribuir para com o nosso conhecimento musical e profissional.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Villamur.
    Você sempre contribuindo para a comunidade dos saxofonistas.
    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  3. Muito boas informações.
    Sempre precisamos de mais conhecimento.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE. POR FAVOR, SOU INICIANTE, TENHO UM SELMER CL300 TODO ORIGINAL. USO PALHETA PLATICOVER 1,5 POIS FOI A UNICA QUE CONSEGUI SOPRAR. CONSIGO TOCAR BEM DO MIZÃO QUARTO ESPAÇO SUPLEMENTAR INF.ATÉ O SIb CHAVE 12 E 10 APERTADAS, DAÍ PRA CIMA SÓ APITA PIA, E NAÕ SAI NOTA QUE PRESTE. POR FAVOR ME AJUDE. NORIVAL. GRANDE ABRAÇO. APDD

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Muito boa explicação.
    Qual a diferença da SELMER S80 C** S90 C** e Solist C**

    ResponderExcluir
  6. Edson bom dia, a S90 é igual a S80 a diferença é que a S90 tem uma câmara ligeiramente maior que a S80 proporcionando um pouco mais de corpo no som, a soloist mantem estrutura parecida com as antigas, tem utilização em todos os gêneros de música mais voltada para a clássica, quanto a abertura o C** gira em torno de 1,80 mm a S90 tem 180 e 190 tb

    ResponderExcluir
  7. Excelente orientação. Muito grato por compartilhar informações tão úteis. Saúde e prosperidade.

    ResponderExcluir
  8. muito boa amateria obrigado!Deus te ilumine.....

    ResponderExcluir